Menu

quinta-feira, 21 de julho de 2011

BULIMIA E ANOREXIA QUAL E A DIFERENCA???


Anorexia e Bulimia

Ilustração Martha WerneckBulimia e anorexia são doenças ligadas à alimentação. As duas podem levar à morte. Nos dois casos, a pessoa desenvolve horror a engordar e se acha gorda, mesmo quando o mais honesto dos seus amigos lhe garante que ela não está.
Bulimia e anorexia são doenças que acontecem mais em mulheres jovens - mas nada impede que elas surjam em qualquer outro tipo de pessoa. Embora elas sejam mais comuns em adolescentes, já aparecem em meninas de11 anos de idade.
Pessoas famosas como a cantora Karen Carpenter, Terri Schiavo e Ana Carolina Reston morreram por causa da doença.
Anorexia
A anorexia nervosa é uma doença alimentar. Nesse caso, a pessoa se alimenta o mínimo possível, porque acha que está gorda (mesmo quando seus ossos já estão todos à mostra!).
A anorexia nervosa surge mais em meninas jovens. Uma menina com anorexia tem, segundo pesquisas médicas, 10%, de chance de morrer. Alguns sintomas da anorexia:
  • rápida perda de peso
  • parada do ciclo menstrual (o nome médico disso é amenorréia)
  • depressão, ansiedade, irritação
  • desnutrição
  • desidratação
  • pele seca
  • dores de cabeça
  • pressão arterial baixa
  • cor roxa nas extremidades
  • anemia
  • redução da massa muscular
  • letargia (ou seja, muito cansaço)
  • a pessoa não tolera o frio
  • ossos fracos (nome médico: osteoporose)
  • infertilidade (a moça pode não conseguir ter filhos - mas acontece apenas nos piores casos de anorexia)
  • ataque do coração
Bulimia
A bulimia nervosa é uma doença relacionada à alimentação (um "transtorno alimentar", no vocabulário dos médicos).
Na bulimia, a pessoa come muito (parece que está com muita, muita fome). Depois, ela sente culpa porque acha que com toda essa comida, ganhou peso. Aí, ela provoca o vômito, toma laxativos ou diuréticos (remédios que soltam o intestino e que aumentam a produção de pipi), tudo para tentar se "limpar" do aumento de peso. Uma pessoa bulímica pode também fazer exercícios físicos exageradamente, com o mesmo objetivo.
Esse comportamento de comer muito e depois vomitar não acontece todos os dias da vida do bulímico e, sim, de duas a três vezes por semana, mais ou menos. Em geral, o doente come escondido dos outros, guarda comida em baixo da cama, essas coisas.
Como o bulímico fica sempre nesse processo de comer e por para fora, na bulimia a pessoa não perde peso. Por isso, tanto a família quanto os médicos têm mais dificuldade em descobrir a doença.
Alguns sintomas
Uma pessoa com bulimia terá várias complicações de saúde, como:
  • inflamação na garganta (de tanto forçar o vômito)
  • rosto inchado e dolorido (porque as glândulas da saliva incham)
  • muitas cáries nos dentes (os dentes vão ficando horríveis)
  • desidratação, dores nos músculos e câimbras
  • sangramento do esôfago
  • prisão de ventre crônica
  • hemorróidas
  • rompimento do estômago
  • problemas no coração
Em geral, os bulímicos são pessoas depressivas, que se sentem inferiores aos outros. Muitas vezes, a pessoa com bulimia sabe que tem um problema, mas não consegue controlar a doença e a esconde, com vergonha.
Tratamentos
Uma pessoa com bulimia ou com anorexia tem uma doença grave, que deve ser tratada antes que o pior aconteça. Os jornais brasileiros já publicaram vários casos de meninas jovens que, infelizmente, acabaram morrendo por sofrer dessas doenças.
Uma menina com bulimia será tratada por um médico, que fará exames e receitará remédios para ela. Mas ela também terá que fazer terapia, com um psiquiatra ou um psicoterapeuta. O indicado é que até a família do doente faça terapia, porque o apoio dos pais, irmãos etc. é muito importante para a cura. Só assim, lentamente, o doente bulímico poderá deixar a doença para trás.
A pessoa que sofre de anorexia irá se tratar com psicoterapia e o acompanhamento de um médico e até de um nutricionista.
Embora algumas meninas se recuperem sozinhas depois de um caso único de anorexia, a maioria poderá ter problemas muito sérios.
O mais importante, sempre, é a família estar sempre atenta e contatar um médico de confiança em caso de suspeita de qualquer uma das doenças.

Qual seu peso ideal

Qual seu peso ideal
Muitas vezes podemos notar algumas pessoas as quais se tornam incrivelmente preocupadas com sua forma física, e sobre tudo com relação ao peso, onde tais preocupações atingem principalmente as mulheres e sua procura pelo corpo perfeito, onde dificilmente olhamos para uma mulher e a mesma diz que está satisfeita com o corpo, onde por mais magra que a mesma esteja sempre ouvimos “Nossa como estou gorda!” entre outras expressões. O mundo em que vivemos mostra entre ascelebridades que é preciso ter um corpo perfeito e varias mulheres também sonham em ter um corpo extremamente perfeito. A mídia hoje em dia mostra que as mulheres que mais gordinha são feias e que não podem tomar um lugar bom na sociedade, isso faz com que essas mulheres fiquem tristes e faz com que elas comecem a fazer dietas que podem ser prejudiciais a saúde.
Mas enfim a insatisfação das mulheres em particular com seu corpo é praticamente constante, mas nem sempre tal preocupação se torna viável, e muito menos saudável, onde a mesma pode estar no seu peso ideal, ou até mesmo abaixo do mesmo, e mesmo assim ainda diz que está gorda, e se a mesma realmente estiver um pouco acima do peso, ou muito acima, então é necessário uma avaliação correta e oficial sobre isso. Varias mulheres ficam na frente do espelho tentando achar os famosos pneuzinhos, e em vários casos as jovens principalmente acabam ficando doentes com bulimia ou então anorexia podendo prejudicar muito a saúde.
Assim então podemos nos valer do chamado IMC, Índice de Massa Corpórea, o qual é uma conta muito simples na qual descobrimos se estamos no peso, acima, muito acima, abaixo ou muito abaixo do peso ideal, conta essa que é feita por Peso / altura², assim temos um numero chamado de IMC, o qual resulta em alguns valor o qual se estiver entre 18,5 e 24,9 estamos no peso ideal, abaixo de 18,5 estamos abaixo do peso, entre 25,0 e 29,9 estamos com sobrepeso, assim apenas um pouco acima, nada grave, mas acima do 30,0 já começa obesidade, que varia do grau I até o III, e necessita de cuidados médicos, assim podemos ter um resultado oficial do nosso estado físico em relação à gordura. É bom que você faça esta conta sempre para saber se é o caso de você fazer uma dieta básica ou não, fique atento a sua saúde.
Podemos estar observando que varias crianças já são obesas pelo fato de que a alimentação esta errada e podendo colocar em risco uma vida. As jovens que sonham em ser modelo precisam estar com uma corpo magérrimo e assim acabam doentes algumas com bulimia e outras com anorexia que podem levar ate a morte em alguns casos. Portanto não de muita atenção ao que a mídia pede seja feliz de como você é mais é claro se você estiver acima do peso tome cuidado é bom fazer uma dieta, mas que não seja tão rigoroso é preciso comer adequadamente. Imagine se você ficar magrela e todos olharem para você de maneira estranha, isso não vai ser bom então se sinta feliz do jeito que você é coma adequadamente, faça exercícios e assim você pode estar com uma saúde perfeita e sem tanto sofrimento. 
IMAGENS 
 
 
  
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário